sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Você faz xixi no banho?-(Tauan Nasimento)
Não fique surpreso, mas a enquete do site xixinobanho.org.br nos diz, de uma forma simpática e bem humorada que, pelo menos até agora, 75% das pessoas fazem xixi no banho. E esse é mote de uma campanha da Fundação SOS Mata Atlântica que visa incentivar cada pessoa a economizar 4.380 litros de água por ano.
A lógica é a seguinte: fazendo xixi durante o banho, você economiza uma descarga do vaso sanitário que, segundo dados da ONG, utiliza em média 12 litros de água - tá, às vezes pode ser um pouco mais, outras vezes um pouco menos, ok? Mas vamos assumir que 12 litros seja um número legal. Agora faça as contas: você toma banho todos os dias do ano, certo? Tudo bem, alguns dizem que só tomam no sábado :) mas, voltando às contas, seriam 365 banhos durante o ano, certo?

Assim:

365 banhos x 12 litros da descarga = 4.380 litros economizados por ano para cada pessoa que fizer um simples xixizinho durante o banho evitando, desse modo, o uso da descarga.
Acha pouco? Bom, segundo dados do IBGE, cada família brasileira é composta por 3 pessoas em média (eu arredondei esse número, para facilitar). Se cada uma delas fizer um xixi no banho são:

12 litros da descarga x 3 pessoas = 36 litros de água economizados por dia x 365 banhos = 13.140 litros de água economizados! O número não parece tão pequeno agora, não é mesmo?

Se continuarmos com esse raciocínio, você perceberá que cada família tem, em média, o potencial de economizar pouco de mais de 26 caixas d'água por ano (assumindo uma caixa média 500 litros) com um simples xixizinho. Essa economia, em tese, não beneficia apenas o meio ambiente, também faz sua conta d'água ficar mais barata! E aí seu bolso também agradece! Opa! Isso é legal!

Esse pequeno exercício aritmético mostra que quando pensamos em escala os números tendem a ficar rapidamente grandes, e que, embora não pareça, pequenas ações individuais podem sim produzir mudanças em escala (de novo) global - para o bem ou para o mal.

Você já está cansado de saber que, em termos globais, a água disponível para o consumo humano representa uma pequena fração (chega de números!) do volume total disponível no planeta. Você também sabe que ela é um recurso finito, limitado e cada vez mais escasso. Por isso, esqueça os ecochatos pense em escala: a soma de todas as pequenas - e fáceis - ações de cada pessoa pode, afinal, fazer uma grande diferença. Há precedentes históricos, mas isso é outro papo, ok?




Nenhum comentário:

Postar um comentário