sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Nova lei de resíduos sólidos – importante aliada no tratamento dos resíduos e na prática da reciclagem

O tratamento de resíduos é uma questão que sempre vem à tona quando se trata de dois assuntos que estão na ordem do dia: saúde e preservação ambiental. No Brasil são produzidas, por dia, mais de 150 mil toneladas de lixo, sendo que, segundo o último censo do IBGE, feito no ano 2000, em 64% dos municípios tudo é jogado em terrenos que não passam por nenhum tipo de controle: os lixões. Estima-se que 20% da população não dispõem de sistema de coleta de resíduos no Brasil. Os aterros estão presentes em apenas 13% dos municípios brasileiros, sendo que, cerca de 60% dos resíduos totais coletados não tem destinação adequada e apenas uma pequena parte é reciclada.
Nesta semana, o Presidente da República sancionou a nova lei que estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Entre as novidades, o documento obriga, por exemplo, a logística reversa, na qual os fabricantes se responsabilizam não apenas pelo produto fabricado, mas também pelo seu futuro no meio ambiente.
A nova lei incentiva o uso de tecnologias mais duráveis e a prática de reciclagem de muitos resíduos que são descartados apresentando ainda alto valor agregado.
O Brasil é responsável pela produção de 6,5 % da produção de lixo no mundo. Com a nova política o país terá planejamento sobre como tratar os resíduos em todas as esferas da sociedade. Os municípios deverão eliminar os lixões e implantar sistemas de coleta e reciclagem, além de atribuir responsabilidades reais ao gerador, sobretudo industrial, que deverá implantar sistemas de logística reversa. Desta forma, cada um se responsabiliza por seu resíduo, envolvendo diretamente uma maior conscientização da população que também cobrará mais rigor das autoridades responsáveis.
Como especialista em gestão ambiental, João Ricardo lembra ainda que, para garantir a sustentabilidade do planeta, a cultura do 3R precisa ser incorporada na vida das pessoas e das organizações. Reduzir, Reutilizar e Reciclar é fundamental para preservar a vida na terra. É preciso vencer primeiro estas etapas para depois descartar o lixo de forma adequada.

                                                                                          Aira Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário